DA PERIFERIA À PERIFERIA

Do Jardim Alegria partirão projetos para todas as periferias de SP
A participação dos jovens tem sido uma constante, tanto como exercício quanto como debate, nas academias, no terceiro setor e também em âmbito governamental. O engajamento social da juventude resulta, hoje, em conquistas consideráveis, tanto no que diz respeito à construção de políticas públicas quanto na participação em setores diversos da sociedade. Na periferia, a presença do Movimento Hip Hop e a atuação de ONGs estão estreitamente relacionadas com o despertar dos jovens para essa participação social.

A pesquisa "Juventude, juventudes: o que une e o que separa", publicada em 2006 pela representação da UNESCO no Brasil, revela que 27,3% dos jovens brasileiros participam ou já participaram de alguma forma associativa, como movimentos sociais, ONGs, sindicatos, partidos políticos, grupos culturais e religiosos. Ao todo, são 13 milhões de jovens envolvidos apenas no Brasil. O estudo foi coordenado pelas sociólogas Mary Castro e Miriam Abramovay e realizado em 26 estados, abrangendo cerca de 10 mil jovens de 15 a 29 anos.

Baseado nisso, surge em Francisco Morato – uma das regiões mais pobres do Estado de São Paulo a ACE JOVEM MORATO, uma ONG que visa promover, divulgar, fomentar, desenvolver, articular, orientar, intercambiar e fortalecer   com excelência a cultura e o esporte no município, sua região, e demais periferias do Estado de São Paulo.

Com sede no Jd. Alegria (bairro com cerca de 50 mil moradores e aproximadamente 11km de distância do Centro de Francisco Morato) a ACE JOVEM MORATO priorizará a promoção do desenvolvimento, capacitação e a integração de crianças e jovens em formação e ativistas culturais e esportivos no geral.